domingo, 3 de maio de 2009

III Olimpiada de Macarrão

No dia 04 de Novembro de 2008, no auditório “Júlio Cezar Geraldo”, no Campus da UNEMAT de Barra do Bugres, aconteceu a Terceira edição da Olimpíada de Macarrão. Este é um projeto coordenado pelo Prof. Dr. Tadeu Miranda Queiroz que tem como objetivo proporcionar aos estudantes um contato mais estreito com o projeto de treliças, que corresponde a um tipo de estrutura que normalmente é confeccionada em aço ou madeira. Competiram nesta edição os estudantes do 7º Semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNEMAT.

O projeto consistiu no desenvolvimento e construção de um protótipo de treliça utilizando como material o macarrão tipo espaguete e colas de diversos tipos. O macarrão espaguete, por ser cilíndrico, assemelha-se muito com as barras de aço utilizadas na construção de treliças para telhados, pontes, viadutos, etc.

Figura 1 - Treliças desenvolvida pelas 8 equipes participantes.

Os trabalhos apresentados pelas oito equipes participantes foram avaliados por uma banca constituída por quatro (4) professores da UNEMAT, um (1) professor do ensino médio dois (2) estudantes da UNEMAT (Arquitetura e Engenharia de Alimentos) sem vínculo com as equipes participantes. Cada projeto é avaliado nos seguintes critérios: Resistência, Estética, Criatividade, Economia e Peso.

Figura 2 - Alguns jurados da III Olimpíada de Macarrão da UNEMAT (da esq. para dir.: Profa. Jane, Profa. Soneize e Acadêmico Fernando Ilídio).

Para avaliação da resistência foi aplicada uma carga concentrada no topo da treliça através da adição de porções de areia à um aparato dependurado na treliça por meio de um barbante.

Os trabalhos de avaliação foram assistidos por estudantes de todos os cursos da UNEMAT, estudantes das escolas de ensino médio de Barra do Bugres e pessoas da comunidade barrabugrense.

Figura 3 - Vista parcial da platéia.

A premiação, para os três (3) primeiros colocados, consistiu de esculturas feita pelos próprios estudantes construída com macarrão de diversos tipos e um vale impressão no formato AO, dimensão mais utilizada nos projetos de arquitetura e engenharia, que foi oferecido pela coordenação do Campus.

Figura 4 - Troféus construídos pelos próprios alunos (da esq. para dir.: 1° Lugar, 2° Lugar e 3° Lugar).

Na avaliação do Prof. Tadeu o evento superou positivamente todas as expectativas. A treliça mais resistente desta terceira edição (13.750 g) superou a em 54% a treliça mais resistente da segunda edição (8.910 g), fato este que nos deixam orgulhosos por ver a evolução dos estudantes. Nesta edição, os organizadores pediram um pacote de macarrão para ingresso no local do evento, sendo que o mesmo será doado para uma instituição carente da cidade (foram arrecadados mais de 30 kg de macarrão).

Concluiu-se que este e outros eventos similares devem ser estimulados e apoiados pela UNEMAT, pois, além de contribuir para o desenvolvimento do corpo discente, colabora na divulgação da Universidade, de seus cursos e também permite o estreitamento dos laços entre a Universidade e sociedade local.

Na Figura 5 é apresentado o resultado com a classificação geral dos projetos apresentados.

Figura 5 - Resultado e classificação geral das equipes participantes.
Figura 6 - Apresentação das estruturas e teste de resistência.

Figura 7 - Algumas treliças destruídas após o teste de resistência.

Figura 8 - Equipes vencedores (1° e 2° Lugares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, agradecemos a sua participação.